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Arquitetos: Atelier d'Arquitectura J. A. Lopes da Costa; Atelier d'Arquitectura J. A. Lopes da Costa
- Ano: 2010
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Fotografias:Manuel Aguiar
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Escola datada dos anos 70 está implantada num terreno plano e regular. A construção é composta por cinco blocos ou pavilhões independentes.
A intervenção faz parte da Fase 2 do Programa de Modernização das Escolas levado a cabo pela PARQUE ESCOLAR, EP.
A proposta teve como principal preocupação (além de dar resposta ao programa elaborado juntamente com a Escola e a Parque Escolar e que prevê alterações substanciais ao nível programático):
• Dotar o conjunto de uma “fachada” onde se reconheça a “entrada” da Escola.
• Ligar, na medida do possível, os vários blocos que compõem a Escola.
• Recriar uma distribuição espacial clara com espaços amplos, confortáveis e que permitam também o usufruto dos espaços exteriores.
• Requalificar os espaços exteriores, criando zonas de estar junto aos blocos de aula.
• Dar resposta às novas exigências programáticas, nomeadamente na criação de espaços anteriormente inexistentes ou inadequados, procurando contribuir para uma coerência funcional interna, bem como para a criação de uma imagem conjunta que promova o entendimento da Escola como um todo.
Assim, a proposta prevê a manutenção e remodelação dos 2 Blocos de aulas, a remodelação e ampliação do Bloco das Oficinas, integrando a área das Artes, a remodelação e ampliação do Pavilhão Desportivo, apoiado por um novo edifício de Vestiários e Balneários (demolindo o existente).
A intervenção nova situa-se, no entanto, sobretudo no atual edifício administrativo prevendo-se a sua quase total demolição, mantendo-se apenas o seu núcleo central (o Salão Polivalente). É em torno deste espaço que será construído o novo edifício que albergará as novas valências da Escola e que unificará e ligará o conjunto dos blocos, à excepção dos Espaços Desportivos Cobertos.
Zonas verdes entre Pavilhões procurarão criar zonas de sombra e resguardo, bem como reforçar a componente “verde” que a Escola carecia no seu “miolo”.